(2016) Cinedebate: Do Trabalho Escravo à Precarização do Trabalho

Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental II
Docente: Profa. Patricia Almeida Ashley

Entre o Trabalho Escravo e a Precarização do Trabalho:
E o que eu tenho a ver com isso nas roupas que eu visto?

Filme (duração 134 min): 12 Anos de Escravidão

Twelve Years a Slave

Palestra-Debate (60 min)

Moda e Sustentabilidade: crítica e cidadania no vestir

Sustentabilidade não é uma tendência e sim uma profunda revisão da visão de mundo.  Precisamos pensar a sustentabilidade como uma realidade à qual temos que nos adequar em todos os campos de nossa existência, e o “vestir” é um deles. As precárias condições de trabalho nas cadeias nacionais e globais de produção de vestuário, assim como a dimensão de seus impactos ambientais precisam ser transformadas a partir da difusão das informações sobre o campo e da construção de uma visão crítica sobre o próprio vestir. O Brasil é o quarto maior parque têxtil global e enfrentamos uma das maiores crises das últimas décadas. A tecnologia não nos trará soluções se nossas bases conceituais e crenças ainda estiverem submergidas em modos insustentáveis de fazer e de consumir.  Assim, esta discussão abrangerá o consumo de roupas e sua produção, bem como os novos negócios da área, que surgem em simbiose com um novo consumidor. Discutiremos a ética e a estética no campo, o fast e o slow fashion, os principais impactos ambientais e o trabalho análogo à escravidão em toda a cadeia  produtiva da moda, da agricultura ao varejo.

Palestrante: Lilyan BerlimLilyan

Designer Têxtil, com atuação no Mercado há trinta anos; autora do livro “Moda e Sustentabilidade, uma reflexão necessária”. Professora palestrante da ESMODE Paris. Doutora em Ciências Sociais (UFRRJ). Mestre em Ciência Ambiental (Uff). Pesquisadora e consultora de Novos modelos de Negócios e Inovações em Moda. Docente de Design, ADM e Engenharia (graduação e pós-graduação) na ESPM, Veiga de Almeida, FGV, NOVAPI, PI; UNIVAPI, SC, UCEPEL, RS. Curadora do Instituto Rio Moda e gestora do Curso Moda Contemporânea em Paris, ministrado na ESMODE Paris, “droit de parole” no Museus do LOUVRE, D`ORSAY e Centro Pompidour. Colaboradora da Abit, SEBRAE, SENAI, FIRJAN. Membro do conselho científico do MoDe Abepem para Inovação e Sustentabilidade no Design.

Orientação para essa prática didática no formato aula cinedebate

Orienta aos interessados em participar ou adotar na educação formal ou informal:

1) Assistirem ao filme 12 Anos de Escravidão (veja que o DVD está a disposição do grupo de estudantes do Ocupa IGEO e deixei para a guarda deles até o final de novembro;

2) Assistirem a apresentação da Profa. Patricia Almeida Ashley nesse vídeo aqui postado, mas também disponível no link https://goo.gl/XZImuq ;

3) Assistirem a palestra da Profa. Dra. Lilyan Berlim sob título Moda e Sustentabilidade: crítica e cidadania no vestir, disponibilizado no link https://goo.gl/nyZDyq

Formulário para comentários sobre a palestra e para declaração de participação para atividades complementares na semana de 18 a 30 de novembro de 2016:

Quem assistir a palestra de Lilyan até 30 de novembro e preencher o formulário de comentários sobre a palestra até dia 30/11/2016 disponível no link https://goo.gl/EI8JSH, informando nome completo, email e o comentário, receberá declaração de participação para fins de carga horária em Atividades Complementares.  O formulário foi elaborado no Google Form pela estudante Isabella da Silva Santos, curso de Ciência Ambiental, como parte de suas atividades de estágio no Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias no semestre 2016.2.