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Introdução

Equipe Permanente:

Profa. Dra. Patricia Almeida Ashley (UFF) - Coordenação

Esp Lígia Polycarpo Martins Medeiros (UFF) - Técnico de Nível Superior (Assessoramento em Gestão do Conhecimento)

Equipe ad hoc em estudos, eventos e publicações:

Egressos do Curso de Ciência Ambiental, atuais colaboradores do núcleo de estudos:

Thiago Mello Venâncio - Bacharel em Ciência Ambiental (graduado em 2015.1).  Trabalho de Conclusão de Curso orientado pela Profa. Patricia Almeida Ashley: Conexões entre agendas global e nacional para o desenvolvimento sustentável: Estudo de caso sobre o período entre a Agenda 21 Brasileira, a Agenda ODM e na transição para a Agenda Global Pós-2015.

Daiany do Nascimento Ferreira - Bacharel em Ciência Ambiental (graduada em 2015.2).  Trabalho de Conclusão de Curso orientado pela Profa. Patricia Almeida Ashley: Políticas públicas municipais e desenvolvimento sustentável:Um modelo de análise de leis municipais

Juliana da Silva Rocha - Bacharel em Ciência Ambiental (graduada em 2016.1).  Trabalho de Conclusão de Curso orientado pela Profa. Patricia Almeida Ashley: Agenda 2030 e Felicidade Interna Bruta: uma aproximação?

Monica Marella Correa - Bacharel em Ciência Ambiental (graduada em 2016.2). Trabalho de Conclusão de Curso orientado pela Profa. Patricia Almeida Ashley: Educação para o desenvolvimento sustentável em componentes curriculares no ensino de graduação: uma proposta de modelo de classificação para fins de recuperação da informação. 

Orientações e Projetos em 2017.1

Linha EcoPolíticas

Marcela Nunes Aguiar:

Complexidade, coerência de políticas e Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Início: mar/2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Orientações e Projetos em 2016.2

Linha EConsCiencias

Monica Marella Correa. Educação para o desenvolvimento sustentável em componentes curriculares no ensino de graduação: uma proposta de modelo de classificação para fins de recuperação da informação. Início: abr/2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Isabella Silva dos Santos.  Educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável: sistematização de material instrucional em práticas pedagógicas, editoração de publicações seriadas e não seriadas do núcleo de estudos.  Início: set/2016.  Estágio Interno Obrigatório Uff (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense

Linha EcoPolíticas

Marcela Nunes Aguiar:

1) A agenda global pós-2015 de desenvolvimento sustentável nas agendas regionais da América Latina e agendas nacionais da República Federativa do Brasil: observação das interfaces e (re) leituras. Período: ago/2015 a jul/2016 - Bolsista Pibic CNPq 2015

2) Trabalho de Conclusão de Curso com previsão de conclusão em 2017.2 - Coerência de Políticas e Desenvolvimento Sustentável: Um estudo de caso do Plano Plurianual 2016-2019 do Governo Federal do Brasil

Orientações e Projetos em 2016.1

Linha EcoPolíticas

Marcela Nunes Aguiar - A agenda global pós-2015 de desenvolvimento sustentável nas agendas regionais da América Latina e agendas nacionais da República Federativa do Brasil: observação das interfaces e (re) leituras. Início: 2015. Concluído em: Jul 2016 - Universidade Federal Fluminense - Bolsista Pibic CNPq 2015-2016

Juliana da Rocha Silva - FIB e Agenda 2030. Início: 2016. Concluído em: Jul 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Linha EConsCiencias

Monica Marella Correa. Educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável: Análise de conteúdos curriculares em cursos presenciais de Graduação em Instituição Federal de Educação Superior. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Orientações e Projetos em 2015.2

Monitoria Transdisciplinar em Políticas, Gestão e Práticas Socioambientais (Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental):

Ana Carolina Nogueira Luz - Acadêmica em Ciência Ambiental (turma 2013), sendo monitora Prograd/Uff, pelo Curso de Ciência Ambiental, nas seguindes unidades curriculares:

1) ministradas pela Profa. Patricia Almeida Ashley: Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I e Políticas Públicas, Governança e Meio Ambiente - 1° semestre de 2015;  e Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental II - 2° Semestre de 2015;

2) ministrada pelo Prof. Kenny Tanizaki Fonseca: Epistemologia do Meio Ambiente - 2° semestre de 2015

Estudos sobre Agendas para o Desenvolvimento Sustentável em múltiplas escalas

Laura Beatriz Oliveira Rodrigues (Política Global de Desenvolvimento Sustentável) - Acadêmica em Ciência Ambiental (turma 2013) e Estagio Interno na Uff (Bolsista Prograd), pelo Núcleo de Estudos em 2015.1 e 2015.2

Daiany do Nascimento Ferreira (Políticas Municipais de Desenvolvimento Sustentável) - Acadêmica em Ciência Ambiental (turma 2012) - Trabalho de Conclusão de Curso e Estagio Interno na UFF (Estágio Obrigatório) pelo Núcleo de Estudos em 2015.2

Marcela Nunes Aguiar - (Políticas Latino-Americana e Brasileira para implementação da Agenda Global 2030) Acadêmica em Ciência Ambiental (turma 2014) - Bolsista Pibic CNPq 2015-2016

Orientações e Projetos em 2015.1

Monitoria Transdisciplinar em Políticas, Gestão e Práticas Socioambientais (Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental):

    • Ana Carolina Nogueira Luz - Acadêmica em Ciência Ambiental (turma 2013), sendo monitora nas seguindes unidades curriculares:
      1) ministradas pela Profa. Patricia Almeida Ashley: Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I e Políticas Públicas, Governança e Meio Ambiente - 1° semestre de 2015;  e Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental II - 2° Semestre de 2015;
    • 2) ministrada pelo Prof. Kenny Tanizaki Fonseca: Epistemologia do Meio Ambiente - 2° semestre de 2015

Estudos de revisão de literatura acerca de "sustentabilidade: conceitos, participação social, democracia, gestão social e governança"

Estudos de revisão de literatura acerca de "sustentabilidade: conceitos, agendas políticas e agendas legislativas em múltiplas escalas"

    • Daiany do Nascimento Ferreira (Políticas Municipais de Desenvolvimento Sustentável) - Acadêmica em Ciência Ambiental (turma 2012)
    • Laura Beatriz Oliveira Rodrigues (Estagiária - Política Global e Projetos de Lei na Câmara e Senado Federais) - Acadêmica em Ciência Ambiental (turma 2013)
    • Marcela Nunes Aguiar - (Iniciação Científica - Agendas Latino-Americana e Brasileira para a Agenda Global Pós-2015) Acadêmica em Ciência Ambiental (turma 2014)
    • Thiago Mello Venâncio (TCC - Agenda Brasileira e Global de Desenvolvimento Sustentável) - Acadêmico em Ciência Ambiental (turma 2011)

Projetos em 2014.1 e 2014.2

Monitoria Transdisciplinar em Políticas, Gestão e Práticas Socioambientais (Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental):

    • Allan de Souza Gama Teixeira - Acadêmico em Ciência Ambiental (turma 2011), sendo monitor nas seguindes unidades curriculares:
      1) ministradas pela Profa. Patricia Almeida Ashley: Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I - 1° semestre de 2014; Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental II e Políticas Públicas, Governança e Meio Ambiente - 2° Semestre de 2014
    • 2) ministrada pelo Prof. Kenny Tanizaki Fonseca: Epistemologia do Meio Ambiente - 2° semestre de 2014

Projeto de Pesquisa - Políticas Públicas Municipais e Desenvolvimento Sustentável:

Curso de Extensão 'Advanced topics in governance, social responsibility and sustainable development':

O Núcleo Girassol de Estudos em EcoPolíticas e EConsCiencias, cadastrado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela Uff, atua na área de conhecimento de Ciência da Informação, orientando projetos em duas linhas de pesquisa e extensão universitárias: Educação e Culturas para o Desenvolvimento Sustentável (Linha EConsCiencias) e Políticas Públicas e Governança para o Desenvolvimento Sustentável (Linha EcoPolíticas). 

Nas ações de extensão universitária, estão serviços de informação, formação e assessoramento do Programa de Extensão Ecocidades, em ambas as linhas, para o público-alvo de educadores formais e não-formais, agentes políticos do Poder Legislativo e Executivo, gestores e servidores de organizações públicas estatais e não-estatais, além de lideranças em organizações associativas de profissionais, empreendedores e comunidades que estejam dedicados a avançar as condições institucionais para implementação de agendas de desenvolvimento sustentável. 

Nas ações de pesquisa, estão projetos de mapeamento de politicas públicas em diversas escalas (global, regional/continental, nacional e subnacional) para a implementação de agendas de desenvolvimento sustentável, inclusive com a produção de conteúdos para acesso via web para consulta pública interativa a exemplo de aplicativo web em fase de implementação. 

Tanto as ações de pesquisa e de extensão interagem com o ensino e contam com colaborações nacionais e internacionais, a exemplo da PCSD Partnership – A multi-stakeholder Partnership for Enhancing Policy Coherence for Sustainable Development, coordenada pela OCDE e registrada na ONU. 

As orientações de iniciação científica, de extensão e de trabalhos de conclusão de curso alinham-se com os projetos do Núcleo Girassol.

Parcerias:

Iniciadas a partir de 2016:

  1. Observatório Social de Niterói (OSN)
  2. Niterói como Vamos (NCV)
  3. Fórum de Transparência e Controle Social de Niterói
  4. PCSD Partnership – A multi-stakeholder Partnership for Enhancing Policy Coherence for Sustainable Development

Iniciadas a partir de 2015:

  1. Comitê das Agendas 21 da Região do Conleste - ComARC
  2. Agenda 21 Local de Rio Bonito
  3. Agência de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense - AD-Leste

Iniciadas a partir de 2012:

  1. Agenda 21 Comperj - Articulação local para o desenvolvimento sustentável na região Leste Fluminense
  2. Núcleo de Combate à Corrupção da CGU-RJ

 

Políticas Públicas e Governança para o Desenvolvimento Sustentável (Linha EcoPolíticas)

Objetivo: Estudos interdisciplinares em políticas públicas e estratégias de múltiplos atores alinhadas ou que contribuam para a concepção e implementação de princípios, objetivos, indicadores e metas de desenvolvimento sustentável, em diversos níveis e escopos de análise de contextos, relações e práxis social e econômica em múltiplas territorialidades e escalas (global, nacional e local): pessoa e suas interações; organizações e suas redes de interação; e instituições e unidades geopolíticas e suas interações.

GPODS

 

 

Educação e Culturas para o Desenvolvimento Sustentável (Linha EConsCiencias)

Objetivo: Estudos sobre a inclusão e integração dos temas de consciência ecológica, direitos humanos (civis, políticos, sociais e econômicos) e desenvolvimento sustentável na educação básica, de jovens e adultos, superior e profissional, incluindo políticas públicas, modelos, sistemas e tecnologias de gestão e governança, formação e desenvolvimento de capital humano e social, projetos e conteúdos curriculares e abordagens pedagógicas e produção de material didático para projetos de ensino e de extensão.

PCEDS

 

 

Organização de Eventos e Cursos

Referências p/ Estudos